Raiz supranumerária não apresenta sintomas no paciente

Entenda um pouco mais sobre esta anomalia bocal assintomática

Nossa cavidade oral pode sofrer com algumas alterações de tamanho, forma e quantidade. Entre elas, podemos citar o dente e a raiz supranumerária.

Entretanto, neste artigo, o nosso objetivo é explorar apenas a raiz supranumerária. É interessante começar dizendo que a anomalia acomete, principalmente, os terceiros molares permanentes.

Raiz supranumerária são alterações que modificam a quantidade de raízes de um determinado elemento dentário.

O distúrbio geralmente está associado a algum trauma, doença metabólica ou simplesmente a uma pressão exercida nos dentes.

Sobre a raiz dentária

A raiz do dente é a parte que conecta a estrutura ao resto do corpo. Sua função pode ser comparada às funções da raiz de uma árvore. Assim, ela pode ser única ou ramificada.

Ela é responsável por prender o dente ao osso, se conectando ao seu interior através de diversos canais. Trata-se da única conexão direta que a estrutura dentária possui com o resto de nosso corpo.

Quantas raízes possui cada dente?

Nós elaboramos uma listinha com o número de raízes e canais de cada dente. No entanto, é importante ressaltar que esses números podem variar de pessoa para pessoa:

  • Dentes incisivos e caninos superiores: eles têm uma raiz e um canal. Raramente dois canais são encontrados;
  • Incisivos inferiores: tem uma raiz e costuma ter um ou dois canais;
  • Caninos inferiores: A grande maioria dos casos apresentam um canal. Há alguns casos com dois canais. Apresenta uma raiz;
  • Primeiros pré-molares superiores: eles têm duas raízes e dois canais em praticamente todos os casos;
  • Segundos pré-molares: eles têm uma raiz e um canal na maior parte dos casos, mas não é raro encontrar dois canais;
  • Pré-molares inferiores: a maioria possui uma raiz e um canal, mas não é raro encontrar dois canais;
  • Molares superiores: a grande maioria apresenta três raízes e a maioria apresenta mais de um canal, sendo normal encontrar quatro canais;
  • Molares inferiores: costumam ter duas raízes e três ou quatro canais.

Principais problemas relacionados à raiz

Diversos problemas bucais podem afetar, seja direta ou indiretamente, a raiz dos nossos dente. Por ser uma parte tão importante da estrutura do dente, ela deve ser preservada e cuidada com muita atenção.

A seguir, listamos algumas doenças que podem prejudicar a raiz do dente. Confira:

  • Raiz do dente exposta;
  • Periodontite;
  • Cáries;
  • Infecções e traumas no dente;
  • Entre outros.

Como saber se possuo uma raiz supranumerária?

O problema geralmente é encontrado a partir de um exame radiográfico de rotina. Isso porque ele é bastante silencioso, não apresentando nenhum sintoma.

Assim, as consultas de rotina se demonstram cada vez mais importantes. A partir delas, diversos problemas que estão “escondidos” podem ser identificados pelo dentista.

Problemas causados pela raiz supranumerária

O principal problema acontece durante a exodontia (extração dentária) e o tratamento endodôntico em dente com raiz supranumerária.

Assim, é necessário um exame radiográfico pré-operatório para avaliar a situação de maneira mais precisa. Somente a partir disso, é que o profissional pode verificar se os tratamento serão possíveis naquela dentição ou não.

É interessante dizer que, para a raiz supranumerária em si, não é necessário a realização de nenhum tipo de tratamento. Portanto, essa alteração só exige cuidado por parte do profissional em certos procedimentos.

Fonte: simpatio.com.br

Nenhum comentário

Postar um comentário