Radiografias em odontologia: quais são as mais usadas?

O dentista tem à sua disposição diversos exames radiográficos para diagnosticar diferentes tipos de condições, uma vez que cada caso apresentado exige uma técnica específica.

Confira a seguir as radiografias mais utilizadas em odontologia:

Panorâmica

Técnica que permite uma visão geral da arcada dentária, maxila e mandíbula, assim como seus constituintes ósseos, em uma única aquisição. Pode ser considerada, o exame radiográfico de eleição, para a primeira consulta odontológica.

Periapical

A radiografia periapical, técnica que possibilita ao profissional a visualização de uma determinada região, muito utilizada na rotina do cirurgião dentista, podendo ser aplicada em todas as especialidades.

Interproximal

Essa radiografia facilita a análise dos dentes inferiores e superiores, a fim de identificar a presença de cáries interproximais e analisar a crista óssea alveolar adjacente.

Oclusal

A radiografia oclusal é indicada sobretudo para verificar raízes residuais, dentes supranumerários ou dentes inclusos em pacientes que possuem perda dentária, além de ser utilizada para analisar o crescimento em crianças (sutura palatina mediana), sendo complementar ao exame panorâmico e periapical.

Esses e outros exames você encontra aqui na Radiograf, clínica que realiza radiologias odontológicas com alto padrão de qualidade em diagnóstico por imagem.

Nenhum comentário

Postar um comentário