Dor de Dente: Tipos de Cáries e Como Tratar

A dor de dente é um dos problemas mais comuns do mundo e, geralmente, é ocasionada pela cárie. Embora afete mais as crianças, os adultos também estão sujeitos a ela.

Chamamos de cárie a deterioração dos dentes. Pode ser influenciada por diversos fatores, como alimentar, estilo de vida e higienização bucal. Quando não tratado, pode causar problemas ainda mais graves.

Conheça, a seguir, os tipos de cárie e a melhor forma de tratar esse problema.

Saiba quais são os 3 tipos de cáries

Nem todas as cáries são iguais, por isso, somente o seu dentista poderá identificar o tipo e tratamento adequado.  Seja qual for o seu caso, é importante tratar o problema, do contrário, a cárie pode destruir os dentes e atingir a polpa (nervo).

Às vezes, isso leva a formação de um abscesso, ou seja, área de infecção na ponta da raiz do dente. Ele só poderá ser cuidado por meio do tratamento do canal, cirurgia ou, em casos mais graves, extração do dente.

Existem 3 tipos de cáries, são eles:

Cárie Coronária

Considerada a mais comum tanto em crianças quanto em adultos, a cárie coronária se desenvolve geralmente na superfície da raiz dos dentes ou entre eles. Com o passar do tempo, ela causa a deterioração.

Contudo, é um dos tipos mais fáceis de ser tratada, já que em muitos casos, apenas aplicação do flúor soluciona o problema.

Cárie Recorrente

A cárie recorrente ocorre ao redor das restaurações e coroas (região exposta do dente) existentes. Ela acontece porque são nessas áreas que existe o acúmulo de placa, levando à deterioração e, consequentemente, ao surgimento de cáries.

Cárie radicular

Conforme envelhecemos, a gengiva tende a se retrair, deixando partes da raiz dos dentes em exposição. Considerando que não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, essas regiões que ficam expostas se deterioram facilmente, provocando a cárie radicular.

Veja quais são os sintomas e tratamentos da cárie dentária

Além da dor de dente, existem outros sinais e sintomas que indicam que você está com cárie: dor ao mastigar e sensibilidade ao ingerir alimentos ou bebidas muito frias, quentes ou doces.

Porém somente o dentista poderá fazer o diagnóstico preciso ao examinar o dente ou com ajuda de radiografia.

Depois de identificada, é preciso dar início ao tratamento da cárie, que ajuda a evitar que a lesão no dente aumente. O método mais comum é o preenchimento do dente, removendo o material deteriorado com uma broca e substituindo-o por materiais como porcelana, resina composta ou liga de prata (pouco utilizada hoje em dia). Existem opções que são mais próximas da aparência natural do dente e podem ser também a melhor alternativa para dentes frontais.

O tratamento de canal, por sua vez, é recomendado quando o nervo do dente é atingido. Nesse caso, o centro do dente é removido junto com as partes deterioradas. As raízes são preenchidas com vedação e, se necessário, coloca-se uma coroa sobre ele.

Apesar de incômoda e comum, existem diversas formas de prevenir a cárie, independentemente do tipo com os hábitos:

  • Escovar os dentes e usar o fio dental diariamente;
  • Reduzir o consumo de alimentos açucarados a fim de diminuir a quantidade de ácidos produzidos por bactérias da boca;
  • Utilizar creme dental com flúor;
  • Usar enxaguante bucal antibacteriano (deve ser recomendado por um dentista);
  • Visitar o dentista regularmente, já que o cuidado preventivo faz com que os problemas bucais sejam evitados.
Nenhum comentário

Postar um comentário