Como descobrir se tenho a mordida cruzada?

Você sabe o que é mordida cruzada? Esse é um problema que afeta muitas crianças e, se não for tratado nessa fase, se torna ainda mais complicado na fase adulta. Mas, como descobrir se você tem a mordida cruzada?

O que é a mordida cruzada?

Uma pessoa que tem a mordida normal, quando fecha a boca, os dentes superiores se encaixam perfeitamente com os dentes inferiores, como quando uma tampa se encaixa perfeitamente na panela.

No caso da mordida cruzada, esse quadro se inverte, ou seja, os dentes inferiores ficam para frente e os superiores vão para trás. Isso faz com que o queixo também fique mais para frente ao fechar a boca, o que causa mudanças na estética e modifica a mordida ao se alimentar.

Ou seja, a mordida cruzada é o desalinhamento dos dentes, que faz com que a boca se feche de maneira incorreta.

É muito comum que os pais não percebam essa diferença em seus filhos, por isso é de suma importância levar as crianças ao dentista. Afinal, o profissional poderá identificar o problema e indicar o tratamento adequado para que a correção seja feita o quanto antes.

Como isso acontece?

Isso se dá devido um desenvolvimento anormal do osso que desvia a mandíbula e faz com que os dentes cresçam incorretos e, consequentemente, o fechamento da boca se altera.

O tratamento é complicado?

Se for tratado ainda quando criança, podemos dizer que o tratamento é fácil. O dentista avaliará a situação e indicará o melhor procedimento.

Geralmente, o tratamento pode ser feito com uso de um aparelho móvel, fixo ou uma contenção de crescimento (aparelho que fica na área externa da boca), utilizado geralmente à noite por cerca de oito horas enquanto o paciente dorme.

Quando o tratamento começa só na fase adulta é difícil reverter?

Sim. Na fase adulta o procedimento é mais difícil, pois normalmente é feito com intervenção cirúrgica para que a mordida seja corrigida. Por se tratar de uma cirurgia, a recuperação e o resultado é mais demorado. No entanto, é possível ter bons resultados..

É importante lembrar que depois de realizar o procedimento é fundamental ter acompanhamento mensal e seguir as orientações do seu dentista, pois ele terá que acompanhar todo o desenvolvimento da mandíbula e assim saber se o tratamento está respondendo positivamente.

Por isso, realize seus exames em uma clínica com tecnologia, segurança e conforto para ter um diagnóstico rápido e preciso. Assim, você e sua família poderão realizar todo o tratamento com segurança e com o devido acompanhamento.

Nós, da Radiograf, possuímos equipamentos com tecnologia de ponta para identificar e tratar seu problema de mordida cruzada a tempo. Entre em contato conosco e agende um exame.

Para mais novidades sobre o mundo odontológico, continue acompanhando nosso blog.

Nenhum comentário

Postar um comentário