Escaneamento Intraoral para a Ortodontia

É fato que a era digital chegou em nossa odontologia. Percebemos com essa evolução, uma convergência de todas as informações do paciente para um único ambiente: o digital.

O escaneamento intraoral é um sistema apaixonante, porque condiz com nossa realidade: prático, fácil de manipular e rápido. Em 5 minutos registramos os arcos, dentes e tecidos adjacentes e registramos a oclusão, com precisão. Dispensa o uso de materiais para a moldagem, não há a necessidade de repetições e os escaneamentos são em cores. Além disso, a precisão é superior as moldagens tradicionais.

Tudo começou com a popularização da tomografia computadorizada cone-beam. Com essa tecnologia, foi possível o acesso a reconstruções tridimensionais das estruturas faciais, como pele, ossos, vias aéreas, etc. Entretanto, para se conseguir uma adequada resolução oclusal, foi preciso aperfeiçoar a tecnologia, e através da digitalização dos modelos de gesso e, mais recentemente, pelo escaneamento intraoral, associados a plataformas de software que recebem e tratam estas imagens tridimensionais, hoje podemos diagnosticar com precisão os pacientes.

Na Odontologia, a prototipagem, por exemplo, tem indicação para a confecção de guias cirúrgicos, para a impressão 3D de modelos que servirão de base para alinhadores ortodônticos, para a impressão de estruturas anatômicas, geralmente ósseas, no caso de cirurgias craniomaxilofaciais, por exemplo e etc. As especialidades que mais utilizam esta tecnologia são a Ortodontia, a Implantodontia e a Cirurgia.

Para a Ortodontia, a moldagem digital é um divisor de águas. Começando pela eliminação do espaço físico de armazenamento dos modelos, o software para Ortodontia permite planejar, simular e gerenciar o atendimento ao paciente, assim como criar aparelhos ortodônticos (alinhadores) utilizando o sistema CAD, além disso você ainda pode demonstrar ao paciente na tela do computador como será seu tratamento e qual será o resultado final, 3D e colorido. Para a questão laboratorial também temos vantagens, pois o envio dos modelos é instantâneo através de arquivos por e-mail, e a produção dos matérias como já descrito acima, o laboratório tendo esses equipamentos de impressão e fresa, o serviço será rápido e muito preciso.

Algumas das aplicações para a Ortodontia

  • Armazenamento: economizar espaço físico com o arquivo de modelos.
  • Guias de colagem indireta: existem algumas ferramentas disponíveis hoje que permitem um posicionamento mais preciso dos braquetes com a confecção de guias de colagem indireta, de forma ágil e acessível.
  • Simulações de tratamento: quando pensamos nos setups ortodônticos, os modelos digitais são imbatíveis, visto que as técnicas laboratoriais utilizadas nessa aplicação são rudimentares e altamente dependentes dos técnicos que as realizam. Dessa forma, o que se levava horas para fazer no laboratório, pode ser feito em alguns minutos no mundo digital.
  • Alinhadores: uma vez que as simulações de tratamento estão disponíveis, uma das suas maiores aplicações é a confecção de alinhadores. Existe mais de uma boa alternativa de software no mercado capaz de realizar essa tarefa.
  • Braquetes customizados: o desenho dos braquetes customizados é algo de grande interesse, especialmente na Ortodontia Lingual. Todos os sistemas disponíveis comercialmente utilizam os modelos digitais como base para a fabricação dos acessórios.
  • Simulações cirúrgicas: seja para a colocação de mini-implantes ortodônticos, seja para a cirurgia ortognática. Nestes casos, além dos modelos digitais, é fundamental a integração com a tomografia computadorizada, visto que o posicionamento ósseo e radicular é de fundamental importância nessa aplicação.
  • Possibilidade de sobreposição das imagens em dois tempos distintos do tratamento.

Vantagens dos modelos digitais 3D

  • Por serem confeccionados na maioria das vezes por materiais plásticos, isso diminui o risco de quebra do modelo, algo comum com modelos feitos de gesso;
  • Precisão e rapidez na obtenção de dados para o diagnóstico, por se manterem no arquivo digital dentro do software, mesmo depois de impresso;
  • Facilidade de troca de informações à distância com outros profissionais e centros de Radiologia, através dos arquivos digitais;
  • Facilita a comunicação com o paciente;
  • Analise e testes, antes de finalizar o serviço de fresa por tecnologia CAD/CAM

Conclusão

Assim como a tecnologia evolui a cada dia, nós também temos que evoluir em conhecimentos, afim de aperfeiçoarmos nossos métodos de trabalho para trazermos sempre o melhor para os pacientes.

Nenhum comentário

Postar um comentário