Tudo que você precisa saber sobre extração do siso

A extração do siso é um dos momentos mais temidos para a maioria das pessoas. Procedimento considerado doloroso e incômodo, é muitas vezes evitado por medo. Porém, a extração do siso precisa ser desmistificada para que todos entendam sua importância. É isso que vamos fazer hoje: te contar tudo o que você precisa saber sobre extração do siso.

Nem sempre é preciso extrair

Antes de mais nada, é preciso entender que nem sempre é preciso fazer a extração dos dentes siso. Geralmente se não há dor ou incômodo, ou se os sisos não atrapalharam o alinhamento dos demais dentes, é desnecessário. Mas isso quem vai determinar é o dentista, após fazer uma avaliação e solicitar os exames necessários que, na maioria das vezes, é a radiografia panorâmica.

É comum que os dentistas recomendem a extração do siso quando o rompimento da gengiva é dolorosa para o paciente. Também pode ser indicada quando o dente está em ângulo inapropriado ou comprometeu o alinhamento dos outros dentes.

Como as complicações geralmente acontecem com a maioria das pessoas, dá impressão que os sisos sempre devem ser extraídos. Mas como vimos, varia muito de caso para caso. Porém, é importante lembrar que antes de qualquer decisão, é preciso passar por consulta com um especialista.

A extração do siso foi recomendada, e agora?

O processo de extração dura cerca de 30 minutos para cada dente. Eles até podem ser extraídos no mesmo dia, dependendo do posicionamento dos dentes, fase de desenvolvimento, entre outros.

O primeiro passo é a aplicação da anestesia local. Em seguida, o cirurgião-dentista vai fazer um corte pequeno na gengiva. Feito isso, são realizados os passos para a remoção do siso e, ao terminar, é feita a sutura. Também é possível fazer a extração do siso antes que ele nasça. Para isso, basta que o dentista retire o osso que recobre o dente para realizar o procedimento.

O procedimento de extração do siso é dolorosa?

Como é realizada a aplicação da anestesia local, você não vai sentir dor durante a extração do siso. O que pode ocorrer é que você sinta um certo incômodo por causa do difícil acesso à região. O manuseio dos equipamentos também pode ser um pouco desconfortável.

Extrair um siso implica extrair os outros sisos?

Nem sempre, mas o que acontece é que geralmente os antagonistas são extraídos juntos. Ou seja, se o siso inferior é retirado, o superior também é. Afinal, os dentes antagonistas trabalham em conjunto, e quando um perde o apoio do outro, pode acabar desalinhando a arcada.

E como é o pós-operatório?

O pós-operatório da extração do siso é bem tranquila, se as recomendações do dentista forem seguidas. Portanto, é preciso que o paciente mantenha uma dieta pastosa ou líquida, como sopas, por exemplo. A temperatura dos alimentos e bebidas também é importante: devem ser, preferencialmente gelados ou em temperatura ambiente. Isso contribui para a melhor cicatrização e ainda diminui o inchaço causado pela extração.

Quanto à higienização, nas primeiras 24 horas, evite escovar os dentes próximos aos sisos extraídos. A partir do segundo dia, já é possível voltar a escovar todos os dentes, mas com suavidade. Também é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fumar durante o período de cicatrização. As substâncias tóxicas do cigarro podem atrapalhar a cicatrização e o álcool causar reação com os antibióticos.

Também é importante manter a cabeça mais elevada do que o corpo por 24 horas. Além disso, evite falar muito e fazer esforços excessivos. Outra recomendação é não ficar exposto ao sol e evitar atividades físicas e banhos muito quentes nos primeiros 5 dias.

Nas primeiras 24 horas após o procedimento, é comum que ocorram leves sangramentos. Caso isso aconteça, o especialista pode recomendar que o local seja limpo com uma gaze. Mas se o sangramento for muito intenso, o ideal é procurar imediatamente o dentista. A cicatrização completa costuma ocorrer ao fim de uma semana.

Não tenha medo!

Agora que você sabe tudo o que precisa sobre a extração do siso, não precisa mais ter medo. Afinal, esse procedimento te ajuda a aliviar dores que estejam causando incômodo. Também contribui para melhorar o alinhamento dos seus dentes quando ocorre uma sobreposição dentária por falta de espaço na boca. Por isso, se você precisar passar pela extração do siso, encare o procedimento como algo necessário e mantenha a tranquilidade.

Nenhum comentário

Postar um comentário