Scanner Intraoral: o que é e quais as suas principais vantagens

Na Odontologia, assim como em todas as outras áreas relacionadas à saúde, é essencial integrar novas tecnologias na prática diária, o que sem dúvida auxilia o profissional em um bom diagnóstico, torna os tratamentos mais previsíveis e melhora a efetividade dos resultados.

O design e a fabricação assistidos por computador, a tomada de impressões digitais, a radiologia em 3D, a cirurgia guiada e os objetos conectados são todos usados diariamente em consultórios Odontológicos e laboratórios de próteses dentárias. Mas de todas as tecnologias mencionadas, vamos destacar o Scanner Intraoral, adquirido por nós tendo como principais objetivos acompanhar o avanço tecnológico e substituir o sistema tradicional de moldagens.

Seguindo no vácuo da revolução CAD/CAM na Odontologia, os Escaners Intraorais vem ganhando cada vez mais espaço e garantindo a preferência dos Dentistas. Essa transformação no mercado já era esperada, uma vez que o equipamento possibilita a moldagem digital (mais precisa e mais rápida).

Mas afinal, o que é um Scanner intraoral?

Podemos afirmar que é um dispositivo que nos permite realizar impressões digitais em 3D da boca de um indivíduo. Este procedimento geralmente é feito antes do paciente iniciar um tratamento (na maioria das vezes Ortodôntico) onde há a necessidade do registros de sua boca para determinação do ponto de partida. Como de conhecimento, ao iniciar um tratamento ortodôntico é de praxe realizar um estudo completo que consiste em fotografias, raios-X e moldagem para obtenção de modelo de gesso (que atualmente foi substituído aqui em nossa clínica, por modelos prototipados obtidos a partir do escaneamento).

As técnicas cirúrgicas também são simplificadas com a utilização desta tecnologia 3D, pois permite a integração com softwares específicos e fabricação de guias cirúrgicos mais precisos.

Podemos citar pelo menos 2 grandes benefícios do uso do Scanner Intraoral para o paciente:

1 – Evita o método clássico de moldagem, o que para muitas pessoas é desconfortável ou desagradável, pois produz náuseas e uma sensação de sufocamento;

2- Seu papel é fundamental em tratamentos Ortodônticos com suportes linguísticos incógnitos ou com alinhadores (Invisalign, por exemplo), pois permite o envio da moldagem digital diretamente aos fabricantes, o que acaba por acelerar o processo de fabricação e o início do tratamento.

Em outras palavras, o escaneamento intraoral oferece velocidade, eficiência, armazenamento de dados e transferência dos mesmos por meio digital, assim como boa aceitação dos pacientes, redução das distorções, pré-visualização em 3D dos preparos e potencial custo-benefício pela economia de tempo.

O mundo virtual sendo obtido através de um escaneamento intraoral gera uma gama de possibilidades em diversas áreas da Odontologia, como a Implantodontia, Ortodontia, Cirurgia.

Vale ressaltar que o Scanner Intraoral não é apenas uma ferramenta de tomada de impressão, mas sim uma ferramenta de diagnóstico e, consequentemente, prognóstico de um tratamento.

Assim como a tecnologia evolui, cabe a todos evoluírem também em conhecimentos, visando o aperfeiçoamento dos métodos de trabalho para assim, usufruirmos complemente dessas novas tecnologias oferecidas.

Fonte: cefalo-x.com.br

Nenhum comentário

Postar um comentário