Biomodelos e sua aplicabilidade na Odontologia Contemporânea

A radiologia odontológica tem passado por profundas mudanças, desde a digitalização dos exames radiográficos até a implantação da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC). Mesmo depois de tantas mudanças, a revolução ainda maior é a que estamos vivenciando agora: a chegada da Odontologia Digital (OD). Com ela, surgiram novas possibilidades de oferta de serviços, como o escaneamento intraoral, a tomografia e impressão 3D. Além disso, a popularização das impressoras 3D no mercado de radiologia abriu uma nova alternativa de entrega dos exames TCFC: os biomodelos. No entanto, como todo o novo serviço, profissionais demonstram dúvidas quanto ao processo de edição dessa ferramenta, bem como a sua aplicabilidade na odontologia.

Biomodelos são réplicas impressas em 3D de estruturas anatômicas em tamanho real, sejam elas ossos, dentes ou até mesmo tecidos moles. Eles podem ser obtidos através da conversão do arquivo DICOM da TCFC ou mesclando a tomografia com o escaneamento intraoral. Você conhece a aplicabilidade dos Biomodelos? Conheça todas as possibilidades de utilização dessa potente ferramenta!

Biomodelo de Maxila/Mandíbula Completa

São cópias fiéis do volume tomográfico, podendo ser impressos em volume único ou com segmentação dentária, o que possibilita a simulação de exodontias.

Além disso, outra aplicabilidade presente são os edêntulos totais com severa atresia óssea em que o cirurgião dentista pode simular com precisão a cirurgia previamente.

Biomodelo com Janela Óssea

Para visualização tridimensional de dentes retidos, bem como para a avaliação da posição do nervo alveolar inferior é o tipo de Biomodelo mais utilizado. Nesse caso é realizada a remoção óssea de um ponto específico: a janela óssea.

Sua principal aplicabilidade é a visualização de terceiros molares inferiores, mas também podem ser utilizados para o estudo de implantodontia em mandíbula e para localização de dentes supranumerários.

Biomodelo somente de Dentes

Em alguns casos é interessante que se faça a subtração óssea total para verificar o posicionamento do dente retido ou supranumerário em relação aos vizinhos. São especialmente utilizados em casos de caninos retidos e supranumerários.

Biomodelo da união DICOM + STL

Neste caso, é utilizado o melhor de cada um dos exames mencionados, ou seja: ossos e raízes obtidos por TCFC , gengiva e coroas dentárias do escaneamento intraoral. Sua aplicabilidade é ampla e, sem dúvidas, dentre todos os tipos de Biomodelos, é o que reproduz todas estruturas com maior fidedignidade. Podem ser usados em casos de subtração óssea (imagem ) e também mantendo tecidos ósseos.

Fonte: dentalfactory.com.br

Nenhum comentário

Postar um comentário