Grávidas podem fazer radiografias?

A gestação é uma fase da vida da mulher em que as atenções para os problemas de saúde são redobradas e a preocupação para que tudo corra bem com a formação do bebê se torna prioridade. Porém surge a dúvida: E se for necessário realizar uma radiografia durante este período? O que fazer?

As radiografias odontológicas são realizadas à partir da produção de uma pequena quantidade de radiação, com grande poder de penetração e que sensibilizam filmes ou sensores com um tempo muito curto de exposição. Portanto tratam-se de exames extremamente seguros e que podem ser realizados sem maiores preocupações.

No entanto é sabido que os três primeiros meses de gravidez é o período em que a formação do novo indivíduo se dá de forma mais intensa, sendo os períodos posteriores os responsáveis, principalmente pelo amadurecimento e crescimento. O primeiro trimestre, portanto, é o período em que as radiografias de qualquer natureza devem ser evitadas, visto que, apesar de o risco de alterações celulares prejudiciais serem muito baixas, elas existem.

Se for necessário realizar exames radiográficos nesse período, o avental de chumbo garante que a radiação que chega ao feto em formação seja desprezível, visto que a radiação estará direcionada para uma região distante do ventre e haverá uma barreira protetora entre os mesmos.

Porém, quando se está esperando uma criança, cuidado nunca é demais, por isso, antes de qualquer procedimento procure sempre seu médico, se informe e não esqueça de avisar que está grávida.

Nenhum comentário

Postar um comentário