02 jan Como evitar a placa bacteriana?
Quando a higiene bucal não é feita adequadamente, há um acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes. Essa placa, ao contrário que muitos pensam, não tem nada de inofensiva. Na realidade, ela é a principal causadora de diversos problemas bucais, como a cárie e outras patologias.
Mas o que exatamente é a placa bacteriana? Existem meios de evitar esse problema? São estas e outras questões que responderemos neste post. Confira!
O que é a placa bacteriana?
Sabe aquela camada pegajosa que sentimos quando ficamos um bom tempo sem fazer a higiene bucal e passamos a língua em cima dos dentes? Pois é, isso é o que chamamos de placa bacteriana ou biofilme dental.
Na realidade, a placa trata-se de uma película transparente e pegajosa que se adere aos dentes, é constituída por resíduos alimentares e bactérias.
Quais são os problemas causados pela placa bacteriana
Essa camada pegajosa é cheia de bactérias e por isso, ela libera um ácido que causa as cáries. Além disso, caso o biofilme não seja removido, ele se transforma em tártaro — aquela camada endurecida, de cor amarelada ou amarronzada — que fica entre os dentes e a gengiva.
O tártaro, por sua vez, causa o mau hálito, a gengivite e a periodontite. Lembrando que a periodontite causa perda dentária e se não tratada a tempo, pode cair na corrente sanguínea e levar o paciente ter sérios problemas de saúde.
Como evitar o acúmulo de placa bacteriana nos dentes?
A melhor forma de evitar o acúmulo do biofilme dental é adotar bons hábitos de higiene bucal. Por isso, você deve escovar os dentes sempre após as refeições e passar o fio dental pelo menos uma vez ao dia.
Além disso, é importante nunca ir dormir sem fazer a higienização bucal, pois durante a noite, há uma redução na produção de saliva, o que deixa a boca mais suscetível à proliferação de bactérias. Mesmo que a escovação seja feita no dia seguinte pela manhã, as bactérias tiveram a noite inteira para agir em sua boca, então, o estrago já foi feito.
Evitar doces e alimentos muito ricos em açúcar também ajuda a manter sua boca livre do biofilme dental.
Como a placa bacteriana é removida dos dentes?
O biofilme não fica preso nos dentes e por isso, uma boa escovação e o uso do fio dental são suficientes para eliminar o problema. As complicações surgem quando ela não é removida durante a higienização bucal e se transforma em tártaro. Quando isso acontece, a escova de dentes não é capaz de remover essa camada, pois ela é bem dura.
Nesse caso, é preciso ir ao dentista para que ele remova o tártaro, pois o profissional tem equipamentos específicos para este fim.
Como você viu, a placa bacteriana não é difícil de tratar, mas é melhor evitar o problema, já que a prevenção é bem simples e mais barata do que ter que fazer um tratamento de cáries ou doenças nas gengivas.
Fonte: hospitaldaface.com.br
Nenhum comentário