26 jun Dores de dente podem aumentar no inverno?
A dor de dente pode ser uma verdadeira tortura. Além de trazer muito desconforto, ela conta com uma peculiaridade: muitas pessoas reclamam que ela pode piorar significativamente nos períodos mais frios do ano.
Alguns chegam até a procurar ajuda especializada para entender o que está acontecendo, mas os exames radiológicos não apontam nenhuma irregularidade. Nesses casos, a sensação é provocada por um cenário de sensibilidade nos dentes.
Se você quer entender mais sobre essa relação entre o frio e a dor de dente, então leia este post até o final. Vamos lá?
O que é a sensibilidade dentária?
A sensibilidade nos dentes tem como principal característica a presença de dor quando ocorre a ingestão de alimentos frios demais. A situação piora nos períodos mais frios do ano, tendo em vista que essa sensação também pode atingir os dentes ao falar, bocejar ou realizar outras tarefas desse tipo.
A dor de dente acontece como um reflexo da diferença entre a temperatura do ambiente e a do corpo (que é mais acentuada no inverno). Como você deve imaginar, esse é um aspecto que impacta diretamente a vida de muitas pessoas.
A sensibilidade dentária acontece por meio de uma exposição da dentina, isto é, a parte mais interna do dente. Sua proteção é feita por meio de uma cobertura realizada pela gengiva ou pelo esmalte, e a falta dela pode provocar todos os sintomas que compartilhamos. Isso significa que, quando a proteção não é feita de forma eficiente, então o paciente pode ter que lidar com um incômodo maior.
O que causa essa situação de dor de dente?
Entre as principais causas da sensibilidade, podemos destacar:
- oclusão incorreta;
- bruxismo;
- escovação com muita força;
Esta última pode ocasionar a retração gengival e, por consequência, a exposição da dentina.
Vale destacar que o uso de uma escova inadequada também pode influenciar nesse sentido, tendo em vista que algumas delas são muito duras. Nesses casos, elas também favorecem a retração gengival.
Como aliviar essa situação?
Depois de entender um pouco melhor o que causa esse desconforto, é bem provável que você esteja se perguntando como aliviar esse quadro, certo? Veja algumas dicas que elencamos abaixo.
Aposte nos cremes dentais corretos
Adotar o uso dos cremes dentais certos é uma solução muito comum e que apresenta ótimos resultados. Isso acontece porque eles trazem alívio e protegem a região da sensibilidade.
Invista em cuidados recorrentes
A melhor forma de evitar um agravamento da situação é investir em uma higienização eficiente. Por isso, não abra mão de usar o fio dental, escovar com cuidado e, se possível, finalizar com o uso do enxaguante.
Lembre-se do acompanhamento especializado
Outra alternativa é marcar uma visita ao dentista. Caso o quadro traga muito incômodo, então você pode conversar com o dentista sobre a possibilidade de aplicação tópica de flúor gel no consultório ou ainda sobre a restauração com resina composta. Essa última protege a região que está exposta e ajuda muito na sensação de sensibilidade.
Além disso, um acompanhamento odontológico pode prevenir o agravamento da situação, já que casos mais severos podem envolver a necessidade de um tratamento endodôntico.
Depois de entender um pouco melhor como a dor de dente pode mesmo piorar nos períodos mais frios, lembre-se de adotar alguns cuidados preventivos e evitar desgastes desnecessários nessa época do ano. Caso já sinta os impactos da sensibilidade, então não deixe de procurar um dentista para lidar com a situação.
Aproveite que está por aqui, navegue em nosso blog e aprimore seus conhecimentos sobre o mundo da odontologia.
Nenhum comentário