04 nov Implante sem corte: entenda como funciona esse método
Você já pensou em fazer implante dental? Esse procedimento é ideal para pacientes que, por algum motivo, sofrem com a perda dentária. Porém, muitas pessoas têm receio do tratamento por ser considerado uma prática invasiva. Uma opção mais moderna e descomplicada é o implante sem corte. Já ouviu falar?
No post de hoje, vamos explicar o que é e como funciona o implante sem corte, para quem é indicado e quais são as principais vantagens desse método. Confira!
O que é e como funciona o implante sem corte?
Chamado também de cirurgia guiada, o implante sem corte é uma intervenção planejada pelo computador. Para tanto, utiliza-se um software para fazer uma tomografia computadorizada da boca do paciente. A partir do resultado, é feito um dispositivo acrílico (guia cirúrgico), o qual serve de base para a aplicação do implante durante o procedimento.
No implante dentário sem corte, pequenos orifícios do tamanho do implante são feitos para a colocação dos componentes. Portanto, ao contrário do implante com corte — método considerado invasivo —, não há necessidade de suturas. Nesse caso, o pino é inserido sem que a gengiva precise ser descolada.
Para quem o método é indicado?
O implante dentário é recomendado para pacientes que perderam um ou mais dentes. Em alguns casos, ele também é indicado para pessoas com dentes em situação crítica, ou seja, que não podem ser recuperados. É preciso extraí-los para a colocação de implante.
Para pacientes que perderam todos os dentes da boca ou utilizam dentadura há bastante tempo, é aconselhado realizar a técnica moderna de implante sem corte. Qualquer que seja o método escolhido, é importante ter uma estrutura óssea de qualidade e estar com boa saúde bucal antes da cirurgia de implante.
Quais são as vantagens da cirurgia guiada?
O implante sem corte oferece benefícios em relação ao procedimento tradicional que merecem ser destacados. Confira a seguir!
Sem cortes extensos na gengiva
Não há necessidade de amplas aberturas no tecido gengival nem da utilização de bisturi convencional. Por isso, a cirurgia guiada é muito menos invasiva do que o implante com corte.
Mais agilidade
A cirurgia de implante dentário sem corte leva de 10 a 15 minutos (cada implante). Por ser planejada pelo computador e não exigir cortes extensos, ela é mais rápida que a convencional.
Maior segurança e precisão
Na cirurgia guiada, o profissional tem condições de visualizar todas as estruturas anatômicas do paciente. O procedimento é muito mais seguro e preciso, já que o guia cirúrgico conduz as ações no momento da intervenção.
Recuperação mais rápida e tranquila
Como as perfurações são menores, há pouco sangramento e menos agressão aos tecidos bucais. Por isso, o período de cicatrização é mais rápido e existe um risco menor de complicação pós-cirúrgica.
Agora que você já sabe como funciona o método do implante sem corte, continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.
Nenhum comentário