Cementoblastoma: saiba o que é

De acordo com a classificação mais atual da Organização Mundial da Saúde (2018), o Cementoblastoma é uma neoplasia benigna de origem mesenquimal – tecido conjuntivo embrionário que, em sua fase desenvolvida, transforma-se em fibroblasto.

Alguns pesquisadores acreditam que o cementoblastoma seja a única neoplasia verdadeira entre as lesões cementárias. Trata-se de um tumor raro, correspondendo a 1% de todos os tumores odontogênicos. Embora não pareça haver predileção por gênero, o sítio mais frequentemente acometido é a região de primeiros molares inferiores.

Radiograficamente, observa-se envolvimento do ápice radicular, com densidade mista (radiopaca e radiolúcida). Costuma apresentar conformação circular, com presença de um halo radiolúcido em sua periferia, representando uma área não mineralizada; pode haver aumento de volume e rompimento de corticais. E por ter origem no cemento, outra característica radiográfica importante é a perda da definição do tecido radicular envolvido: no cementoblastoma, não é possível determinar, imaginológicamente, onde “termina” a raiz e “começa” a lesão; este aspecto é muito importante porque permite excluir uma série de outras patologias no diagnóstico diferencial, como a displasia cemento óssea periapical, tão frequentemente observada na prática clínica.

O tratamento do cementoblastoma é a excisão completa da lesão juntamente com a exodontia do dente envolvido. A incompleta remoção da entidade, ou curetagem, podem levar a recidivas.

Venha fazer seu exame na Radiograf, contamos com instalações, equipamentos e uma equipe de altíssima qualidade, pronta para atendê-lo(a) com rapidez, competência e agilidade. Entre em contato conosco!

Continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de assuntos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.

Nenhum comentário

Postar um comentário