24 fev Radiologia Odontológica: o que é, técnicas e inovações
A radiologia odontológica é um importante exame radiográfico utilizado para o diagnóstico e planejamento terapêutico das doenças dos dentes e dos ossos da face.
Através da radiologia odontológica é possível visualizar todos os elementos dentais e estruturas anatômicas, inclusive os dentes que ainda não estão visíveis na boca.
Dentre as doenças que podem ser detectadas com este exame estão: cáries, fraturas dentais ou outras doenças dos ossos que sustentam os dentes.
Devido a sua importância nesta área, no post de hoje vamos tirar todas as suas dúvidas a respeito da radiologia odontológica. Continue a leitura e confira!
O que é e para que serve a Radiologia Odontológica?
A radiologia odontológica é um exame por imagem cuja finalidade é o diagnóstico, acompanhamento e documentação do complexo buco-maxilo-facial e estruturas anexas dos pacientes.
O cirurgião-dentista especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia é capaz de realizar o exame, interpretá-lo e emitir laudos das imagens de estruturas buco-maxilo-faciais. Ele ainda pode auxiliar no diagnóstico, para confirmação de problemas passíveis de solução, através dos exames de imagens e outros.
É importante elucidar que a Radiologia é uma área da saúde responsável por exames de raio-X e auxílio no diagnóstico de quaisquer variação da normalidade.
Por outro lado, a radiologia odontológica é um exame por imagem utilizado para o diagnóstico preciso da saúde oral.
Aplicações da Radiologia Odontológica na Odontologia
A radiologia odontológica possui diversas aplicações e está em constante aprimoramento. Ela é imprescindível para auxiliar o diagnóstico de todas as especialidades da Odontologia. Vamos citar alguns exemplos:
- Ortodontia: apresenta uma visão geral da arcada dentária do paciente e ajuda o dentista a definir que tipo de tratamento e aparelhos devem ser usados para corrigir o problema. Ou seja, a radiologia odontológica auxilia na documentação ortodôntica para o planejamento e tratamento ortodôntico.
- Implantodontia: avaliar a condição óssea para a realização de implantes e de necessidade de enxerto ósseo ou de fixação entre implante e osso.
- Periodontia: é usada para ajudar a identificar as perdas ósseas do paciente, o que permite ao profissional definir o tratamento adequado. Sabemos que um o diagnóstico seguro e bem feito faz toda a diferença na hora de realizar o serviço.
- Cirurgia Bucomaxilofacial: nesta área, a radiologia odontológica é usada para diagnosticar lesões, fraturas ósseas, dentes em maior número que o normal, possibilitando o planejamento da operação.
É importante ressaltar que o paciente deve realizar o exame em uma clínica com profissionais com vasta experiência, além de equipamentos de alta tecnologia e excelência na qualidade dos diagnósticos
Quais são as técnicas de Radiologia Odontológica?
Podemos dividir as técnicas de radiologia odontológica em radiografia intraoral, que são feitas no interior da boca, e em radiografia extraoral, que é a radiografia da parte de fora da boca.
Entre as técnicas de radiografia intraoral estão:
- Radiografia periapical: exame utilizado para observar radiograficamente a anatomia de um ou mais dentes (desde a coroa até ao término da raiz), bem como as estruturas anatômicas contíguas, isto é, que estão à volta dos dentes. Estas radiografias possuem indicação no despiste da cárie dentária, na endodontia ou controle endodôntico, avaliação da adaptação de restaurações e detecção de lesões periapicais.
- Radiografia interproximal ou RX bite wing: exame utilizado para observar apenas as coroas de alguns dentes superiores e inferiores numa única imagem, principalmente os posteriores e a crista óssea vizinha ao dente. Esta radiografia visa a detecção de cáries interproximais, que normalmente são mais difíceis de diagnosticar durante o exame clínico.
- Radiografia oclusal: exame para avaliar a arcada superior e/ou a arcada inferior do paciente, avaliando dentes e estruturas ósseas adjacentes.
Entre as técnicas radiográficas extraorais a radiografia panorâmica é um dos exames mais solicitados pelos dentistas. Através deste exame é possível obter imagens do maxilar superior e inferior, observando assim ambas as arcadas dentárias e algumas estruturas anatômicas vizinhas.
Quais são os equipamentos usados na Radiologia Odontológica?
Atualmente, além do equipamento de raio-x convencional, com tecnologia analógica, existem também as opções digitais.
A diferença entre o aparelho convencional e o digital está na forma de captação e formação das imagens. Enquanto o equipamento convencional utiliza um filme para registrar as informações da radiografia, o aparelho digital capta os dados por meio de uma placa sensível à radiação e, em seguida, forma as imagens em pixels em conexão direta com o computador, possibilitando a obtenção de imagens mais precisas.
Quais são as principais inovações na Radiografia e Radiologia Odontológica?
A tecnologia na odontologia está transformando a realidade dos consultórios e do trabalho dos dentistas. São diversas as inovações na área da radiologia odontológica. Vamos conhecer um pouco mais sobre as principais!
Radiografia digital
A radiografia digital trouxe muitos ganhos para os dentistas, pela facilidade de registrá-las e também sobre a qualidade das imagens. As principais vantagens do uso desta tecnologia são:
- Rapidez na entrega dos resultados;
- Menos exposição à radiação;
- Precisão dos resultados;
- Armazenamento dos arquivos, uma vez que ela não precisa ser impressa;
- Menos impacto no meio ambiente
Sensores radiográficos
O sensor intraoral é um exemplo de sistema CCD (Charge Couple Device), de aquisição de imagem radiográfica, e possui um cabo que o conecta ao computador e seu respectivo software. Quando disparado, o raio-X sensibiliza o sensor e a imagem é automaticamente revelada na tela do computador.
A vantagem deste equipamento é a obtenção da imagem instantaneamente na tela do computador.
Tomógrafo
A tomografia é um tipo de radiografia em 3D extremamente sensível, focando na produção de imagem de uma determinada parte do corpo, que será reconstituída em 3D na tela de um computador.
Esse exame costuma ser solicitado pelo dentista quando ele precisa observar, em detalhes, uma imagem que possa ajudar a detectar pequenas fraturas, hemorragias, alterações ósseas e até mesmo tumores na região oral.
A tomografia computadorizada tem muitas aplicações na Odontologia, pois ela pode ser usada para identificar e delinear processos patológicos, visualizar dentes retidos, realizar planejamento em Ortodontia, avaliar os seios paranasais, diagnosticar trauma, visualizar os componentes ósseos da articulação temporomandibular e os leitos para implantes dentários.
Software de planejamento
Com os softwares de planejamento, é possível ver cada detalhe do tratamento pela tela do computador antes mesmo de começá-lo. Isso traz inúmeros benefícios aos envolvidos, pois permite uma visualização do andamento estético e funcional, possibilitando que o profissional demonstre cada etapa para o paciente.
Dessa maneira, as expectativas de ambos são alinhadas, o tratamento é mais previsível e o resultado final se torna mais próximo do esperado, evitando surpresas ao chegar no fim.
Prototipagem
Através do scanner intraoral, é possível realizar uma prototipagem rápida, em que o dentista consegue inserir no meio digital imagens da cavidade oral. Feito isso, ele analisa em detalhes a anatomia do paciente e os problemas que este apresenta, desenvolvendo um projeto que atenderá suas necessidades.
Através da prototipagem rápida o especialista também pode planejar com mais cautela uma cirurgia, pois ele consegue imprimir em 3D um modelo fiel à anatomia do paciente.
Diversos tratamentos podem ser otimizados com o uso da prototipagem em Odontologia. Basicamente ela é utilizada para confecção de próteses e modelos anatômicos em procedimentos como: cirurgia e confecção de implantes dentários, lentes de contato dental, facetas de porcelana, cirurgias bucomaxilofaciais, tratamentos endodônticos e tratamentos ortodônticos.
Impressão 3D
Muitos profissionais utilizam a impressão tridimensional para imprimir modelos para estudo, análise e teste de tratamentos, a fim de evitar possíveis erros. Outros ainda fazem o molde para o paciente experimentar como ficaria o resultado final do tratamento, aumentando as expectativas dele com o procedimento.
Através da impressora 3D ainda é possível fabricar modelos de próteses de impressão rápida para o paciente testar, confeccionar restaurações, auxiliar cirurgias e fabricar alinhadores.
Conclusão
Como pudemos analisar ao longo do post, a tecnologia tem colaborado cada vez mais para a melhoria do atendimento odontológico.
Sendo assim, a radiologia odontológica constitui uma importante vantagem para o dentista, considerando agilidade e precisão no serviço prestado, colaborando a qualidade no serviço prestado e a confiança do paciente. É por isso que indicar uma clínica radiológica de alta tecnologia, com profissionais qualificados e atendimento personalizado é proporcionar benefícios para ambos.
Agora que você já sabe mais sobre radiologia odontológica, continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de assuntos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.
Nenhum comentário